SELECTIVIDAD
  • Início
  • Explicações
  • Estudar no Estrangeiro
    • Estudar no Estrangeiro
    • Estudar na Eslováquia
    • Estudar em Espanha
    • Estudar na Hungria
    • Estudar em Inglaterra
    • Estudar em Itália
    • Estudar na República Checa
  • Um pouco sobre mim...
    • Um pouco sobre mim...
    • Selectividad no Facebook
    • Selectividad no Instagram
  • Opiniões
  • Contacte-me
  • Notícias, numa espécie de Blog
  • #SerSelectividad
    • Envio de Materiais

Exames Nacionais & Acesso ao Ensino Superior 2024: Datas a reter (em Agosto)

8/8/2024

0 Comments

 
Picture
Desta vez trago-vos as datas a reter sobre os Exames Nacionais 2024 e sobre o Acesso ao Ensino Superior 2024.
  • 05/08: Afixação dos resultados da 2.ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência.
  • 08/08: Afixação dos resultados da reapreciação dos exames da 1.ª fase.
  • 29/08: Afixação dos resultados da reapreciação dos exames da 2.ª fase.
  • 25/08: Divulgação do resultado da 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
  • De 26/08 a 4/09: Apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. 
Não esquecer que as vagas para a 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior estão dependentes das candidaturas e matrículas realizadas na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
É igualmente importante ter em conta que a candidatura ao Ensino Superior Privado possui o seu próprio calendário, é, por isso, necessário confirmar junto das Instituições de Ensino Superior essas datas.

Espero que vos seja útil!

​Boa sorte!
0 Comments

Exames Nacionais & Acesso ao Ensino Superior 2024: Datas a reter (em Julho)

13/7/2024

0 Comments

 
Picture
Para muitos alunos esta é uma época decisiva, não só chegou a altura de saberem que resultados obtiveram nos exames nacionais da 1ª fase, como chegou a altura de tomarem decisões.
Para os que estão no 11º ano, a decisão passa por se inscreverem (ou não) nos exames nacionais de 2ª fase (no próximo artigo falaremos sobre isso).
Para os alunos que estão no 12º ano, o leque de decisões será maior, pois poderá passar por uma candidatura ao Acesso ao Ensino Superior em 2024.

Independentemente das decisões que têm de tomar, há datas, neste mês de Julho, que convém saber. Nomeadamente:
  • 15/07: Afixação dos resultados da 1.ª fase dos exames nacionais e das provas de equivalência à frequência.
  • De 22/07 a 05/08: Apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior – estudantes com ensino secundário português.
  • De 22/07 a 29/07: Apresentação da candidatura à 1.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior – estudantes com ensino secundário estrangeiro e pedido de substituição de provas de ingresso (residentes e emigrantes).
  • 15/07 a 16/07: Inscrição para a 2.ª fase de exames nacionais do ensino secundário e provas de equivalência à frequência (prazo normal).
  • De 18/07 a 24/07: 2.ª fase dos exames nacionais.
  • De 18/07 a 29/07: 2.ª fase da componente de produção e interação orais dos exames nacionais de línguas estrangeiras e de PLNM.

É igualmente importante ter em conta que a candidatura ao Ensino Superior Privado possui o seu próprio calendário, é, por isso, necessário confirmar junto das Instituições de Ensino Superior essas datas.

Deixo-vos também as datas da 2ª fase dos Exames Nacionais de 2024.
Picture
Datas 2ª Fase Exames Nacionais 2024.
Espero que vos seja útil!
​Boa sorte!
0 Comments

Resumos & Sínteses - Geologia 11º: As principais etapas de formação das rochas sedimentares

29/4/2024

0 Comments

 
Picture
As principais etapas de formação das rochas sedimentares
Uma boa forma de se estudar para os testes de avaliação de Geologia 11º ano ou Preparar o Exame Nacional de Biologia-Geologia é recorrendo ao estudo e análise de slides (vulgo PowerPoint). A vantagem de se estudar por PowerPoints é que cria uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e acessível e, por isso, mais agradável.

A apresentação de slides que se segue é sobre o tema: As principais etapas de formação das rochas sedimentares, estudado em Geologia 11º Ano. O PowerPoint que se segue acompanha o manual GeoFoco 11 da Areal Editores, contudo foi por mim editado.
No final deste tema deverás ser capaz de responder às seguintes questões:
  • Como se formam as rochas sedimentares?
  • De que forma são alteradas as rochas que se encontram à superfície terrestre?

Deverás, igualmente, ter de saber os seguintes objetivos específicos do capítulo:
  • Pesquisar e sistematizar informações sobre este tema, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos (isto é, relacionar outros capítulos com este).
  • Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). 
  • Interpretar estudos experimentais com dispositivos de controlo e variáveis controladas, dependentes e independentes.
  • Articular conhecimentos de diferentes disciplinas para aprofundar tópicos de Biologia e de Geologia, neste caso, relacionado com as principais etapas de formação das rochas sedimentares.
  • Explicar características litológicas e texturais de rochas sedimentares com base nas suas condições de génese.

Espero que esta apresentação de slides te seja útil e não te esqueças de partilhar com os teus amigos :)
​Bom estudo!
0 Comments

Resumos & Sínteses - Geologia 11º: Minerais, os constituintes básicos das rochas

29/4/2024

0 Comments

 
Picture
Geologia 11º Ano: Minerais, os constituintes básicos das rochas
Uma boa forma de se estudar para os testes de avaliação de Geologia 11º ano ou Preparar o Exame Nacional de Biologia-Geologia é recorrendo ao estudo e análise de slides (vulgo PowerPoint). A vantagem de se estudar por PowerPoints é que cria uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e acessível e, por isso, mais agradável.

A apresentação de slides que se segue é sobre o tema: Minerais, os constituintes básicos das rochas, estudado em Geologia 11º Ano. O PowerPoint que se segue acompanha o manual GeoFoco 11 da Areal Editores, contudo foi por mim editado.
No final deste tema deverás ser capaz de responder às seguintes questões:
  • Como podemos identificar os minerais?
  • Que propriedades distinguem os minerais?

Deverás, igualmente, ter de saber os seguintes objetivos específicos do capítulo:
  • Pesquisar e sistematizar informações sobre este tema, integrando saberes prévios, para construir novos conhecimentos (isto é, relacionar outros capítulos com este).
  • Formular e comunicar opiniões críticas, cientificamente fundamentadas e relacionadas com Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). 
  • Articular conhecimentos de diferentes disciplinas para aprofundar tópicos de Biologia e de Geologia, neste caso, relacionado com minerais.
  • Realizar procedimentos laboratoriais para identificar propriedades de minerais (clivagem, cor, dureza, risca) e sua utilidade prática.
  • Distinguir isomorfismo de polimorfismo, dando exemplos de minerais (estrutura interna e propriedades físicas). 

Espero que esta apresentação de slides te seja útil e não te esqueças de partilhar com os teus amigos :)
​Bom estudo!
0 Comments

Tributo aos Alunos Resilientes: Uma Homenagem aos Campeões do Ensino em Tempos de Pandemia

13/9/2023

0 Comments

 
Picture
​Eu sei, esta publicação vem com algum atraso, para além de ser o tipo de publicação que habitualmente realizo apenas no Instagram. Todavia, o assunto desta publicação é demasiado importante para mim para o ignorar ou ficar de fora desta página, ainda para mais quando sei que alguns dos meus alunos não utilizam o Instagram e, por isso, não iriam ler o texto nessa rede social.
Espero assim chegar a todos vós :)

Esta é uma publicação de parabenização, de tributo, de homenagem, a todos os meus alunos que em época de pandemia, de confinamentos e privações lutaram, com incrível dedicação e resiliência, pelo sucesso escolar enquanto se esforçavam por manter o equilíbrio entre a sua saúde mental e física. Mas deixem-me explicar melhor...

Antes de mais uma pequena contextualização:
  • Preparo alunos para os Exames Nacionais de Ensino Secundário de Biologia e Geologia e de Física e Química A.
  • Preparo alunos para os Exames de Acesso a Espanha de Biologia e de Química.
  • Preparo alunos para os Exames de Acesso à Europa de Leste de Biologia, de Física e de Química.
  • Preparo alunos para a realização das Provas no Ensino Superior (seja Ensino Superior em Portugal, seja em Espanha, seja na Europa do Leste).
  • Acompanho alunos de anos de não exame nacional, como 2º Ciclo, 3º Ciclo, 10º e 12º, e de anos de exame nacional, como sendo de 9º e 11º anos.
Nos anos ditos de Pandemia acompanhei alunos em cada uma destas modalidades.

Contabilidade feita: durante o ano letivo 2019/2020 acompanhei 52 alunos, no ano letivo 2020/2021 acompanhei 70 alunos e no ano letivo 2021/2022 acompanhei 57 alunos. Melhor dizendo, desde 2019/2020 até 2021/2022 acompanhei 179 alunos (não vou contabilizar os alunos que aconselhei enquanto consultora educacional, nem vou contabilizar o número de horas leccionadas ou dedicadas a coaching educacional, não é relevante para esta publicação, mas é fácil de perceber que terão sido imensas horas semanais dedicadas a esta quase 2 centenas de alunos que efectivamente preparei durante estes anos letivos...).

Recordemos um pouco a história para melhor se perceber o quão fantásticos estes alunos foram.
No primeiro ano, ano letivo 2019/2020, convivemos lado a lado com a ambiguidade e sem qualquer tipo de proximidade social, a partir dos finais de Fevereiro, mais tarde, no final do ano letivo, houve um alívio de restrições, mas o distanciamento manteve-se, por comodidade e a pedido dos alunos. O ano letivo 2020/2021 trouxe-nos números assustadores de mortes diárias e, com isso, fomos novamente submetidos e obrigados a distanciamento social e a uma nova e crescente incerteza. Mais recentemente, no ano letivo 2021/2022, tivemos a privação do descanso merecido às vésperas de Exames Nacionais, com a privação das férias que estes alunos dedicados mereciam.
Se estes não seriam motivos suficientes para que estes meus 179 alunos (que por questões de privacidade não identificarei) estivessem de parabéns pelos resultados obtidos e pelos objectivos conseguidos, temos ainda a acrescentar todo o folclore desenvolvido à volta dos Exames Nacionais. Houve datas e programas tardiamente anunciados, alterações nos acessos ao Ensino Superior às vésperas das candidaturas, muitas ambiguidades e incertezas e angústias de quem com média de 183,5 não ir aceder ao curso que desejava.
Em suma, durante este período, enfrentamos, lado a lado, a incerteza, o distanciamento social, lidamos com restrições, notícias assustadores de números de infectados e de mortes diárias, constantes alterações nos Exames Nacionais e Acesso ao Ensino Superior, porém o trabalho que juntos desenvolvemos, em equipa, venceu. Sim, porque um explicador, sem a colaboração dos alunos, não consegue desenvolver a sua actividade de forma tão notória. Obrigada equipa <3

Contudo, também vos digo, com sinceridade, esperava que os meus alunos pequeninos, como lhes costumo chamar (isto é, 2º Ciclo), fossem ter dificuldades com o Ensino à Distância. Que agradável surpresa, até trabalhos manuais (onde era necessário construir modelos) conseguimos elaborar, em conjunto, para Matemática!
E as experiências de Biologia e Geologia e Física e Química? Ganharam uma nova dimensão, muito mais apelativa e educativa até. Apenas a visualização no Microscópio que possuo ficou diferente, mas acredito que não menos interessante, aliás, permitiu adicionar uma nova dimensão à actividade prática.


Falo directamente para cada um destes meus alunos.
Esta não é apenas uma publicação para dizer o quanto os meus alunos, nestes 3 anos letivos, foram excepcionais e, apesar das adversidades que todos sentiram e das injustiças que alguns sofreram, o quanto foram resilientes. Esta é uma publicação para vos celebrar, meus queridos, e dizer o quão orgulhosa estou de ter feito parte das vossas vidas e ter contribuído para a concretização de sonhos e do sucesso escolar que tanto almejavam.
Fico imensamente feliz por terem conseguido percorrer este caminho, de terem atingido os vossos objectivos, apenas lamento que tenham sido postos à prova de forma tão exigente. Contudo, retirem daqui a lição de que sois resilientes, sois capazes de atingir esses ambiciosos objectivos a que se propõem, independentemente da sua dimensão, nunca se esqueçam disso!

Deixo-vos este tributo, de coração cheio, emocionada e com um profundo, enorme e sincero sentido de orgulho em cada um de vocês!

Parabéns a cada um de vocês individualmente! Foram Selectividad, e isso é o quanto basta, certo? ;)
Um beijinho enorme do fundo do coração!
Continuem sempre a brilhar e a voar alto, meus queridos!

Notas:
  • Esta foi a primeira vez (e última) que contabilizei o número de alunos que acompanhei e esses  números são assustadores de tão elevados.
  • Este ano letivo 2022/2023 não estou a aceitar tantas inscrições, necessito de reduzir o tempo de aulas, espero que compreendam! 
  • Informo também que, de momento, estou já a ficar com o horário completo, por isso, se desejarem ser acompanhado por mim contactem-me o quanto antes para garantir vaga.
0 Comments

Como preparar o novo ano letivo com sucesso: 10 Dicas e Estratégias

11/9/2023

0 Comments

 
Picture
Um novo ano letivo está prestes a iniciar e, com isso, o regresso à rotina. Porém, antes de se iniciar o novo ano escolar é necessário ter em conta algumas dicas e algumas estratégias que serão fundamentais ao sucesso do novo ano que se inicia.

Sem mais demora, passemos a essas dicas e estratégias.
  • Organize o material escolar e o espaço de estudo:
    • Certifique-se que tem todos os materiais necessários, como livros, dicionários,  cadernos, lápis, borracha, canetas, marcadores, etiquetas, material de geometria, estojo, mochila e calculadora.
    • Organize o espaço de estudo em casa para ser um ambiente propício à aprendizagem (sobre o ambiente mais adequado irá, em breve, existir uma nova publicação, esteja atento).
    • Recorde que um ambiente organizado para o estudo pode aumentar a eficácia da aprendizagem e ajudar a manter o foco e a concentração.
  • Defina metas claras e realistas:
    • Estabeleça metas de aprendizagem para o ano escolar. O que deseja alcançar?
    • Divida essas metas em metas menores e específicas para cada trimestre ou semestre.
    • Lembre-se que estas metas não têm apenas de ser metas académicas, pode, por exemplo, ter como objetivo praticar um novo desporto ou aprender a tocar um instrumento musical.
  • Estabeleça metas de gestão de tempo:
    • Aprenda a gerir o seu tempo eficazmente.
    • Use um cronograma ou aplicação de gestão de tarefas (sugestão nesta publicação).
    • Equilibre o tempo de estudo com atividades de lazer e descanso.
  • Estabeleça uma rotina de estudo:
    • Crie um horário de estudo regular e siga-o consistentemente (poderá consultar algumas dicas nesta publicação).
    • Reserve tempo para rever matérias, fazer exercícios e completar trabalhos de casa.
    • Evite a procrastinação.
  • Faça revisões prévias:
    • Refaça exercícios e reveja o material do ano letivo anterior para se preparar para os novos conceitos e conteúdos deste ano.
    • Revisite, sempre que necessário, ao longo do ano, conteúdos antigos que irão ajudar a reforçar os novos conceitos e a construir uma base sólida, evite avançar se tiver dúvidas.
    • Utilize as sugestões de testes e fichas de trabalho disponíveis no site neste separador.
  • Defina prioridades:
    • Identifique, de preferência com a ajuda do professor ou explicador, as matérias mais difíceis ou tarefas que exigem mais atenção.
    • Concentre-se nas áreas em que tem mais dificuldade.
    • Seja flexível nas prioridades, elas podem alterar ao longo do ano.
  • Comunique de forma clara com os professores:
    • Mantenha uma comunicação aberta com os professores.
    • Tire dúvidas e peça orientações quando necessário.
    • Não hesite em procurar ajuda extra, como aulas de reforço, se estiver com dificuldades em alguma matéria.
  • Participe ativamente na aula:
    • Esteja presente e envolvido nas aulas.
    • Esteja atento, mantenha a concentração e o foco.
    • Faça perguntas, participe de discussões e colabore com os demais colegas.
  • Mantenha-se saudável:
    • Cuide da sua saúde física e mental.
    • Respeite uma dieta rica e equilibrada, faça exercício físico frequentemente e durma o suficiente.
    • Não hesite em procurar apoio profissional se estiver a enfrentar problemas físicos, emocionais ou de saúde mental.
  • Fique motivado:
    • Lembre-se das suas metas e objetivos de longo prazo.
    • Mantenha-se motivado e focado nas suas ambições académicas.
    • Visite, sempre que necessário, o Guia "Motiva-te" no Instagram e mantenha elevados níveis de motivação.

Lembre-se que a preparação para um novo ano escolar não é apenas sobre o material, mas também sobre o compromisso que assume e a mentalidade que adota. Tenha confiança nas suas capacidades e esteja disposto a aprender e crescer ao longo do ano e a adaptar-se aos desafios que vão surgindo.

Se necessitar de dicas extra de como colocar em prática este plano, deixe nos comentários o pedido.

Boa sorte!
Bom regresso ao estudo!

Sugestões de leitura para facilitar o cumprimento das dicas e estratégias sugeridas:
  • 10 Dicas de como estudar durante as férias
  • Preparar o Exame: Organização do estudo
  • Organização do estudo
  • Registo de Tarefas & TPC
  • Testes Diagnósticos
0 Comments

Cientista da Semana: Marie Skłodowska-Curie

10/8/2022

0 Comments

 
Picture
Manya Skłodowska nasceu, em 1867, na Polónia, mais concretamente na actual Varsóvia.
Manya ingressa na Universidade Sorbonne, em Paris, em 1891, altura em que passa a assinar o nome como sendo Marie, para parecer mais francesa e para que o nome não a limitasse na sua ascensão a cientista. Em 1895, casa com o Físico francês Pierre Curie e altera o seu apelido para Skłodowska-Curie. Apesar de ser mais conhecida por Marie Curie a verdade é que Marie Skłodowska-Curie nunca perdeu a sua identidade polaca, motivo pelo qual sempre assinou o nome com os dois apelidos (Skłodowska-Curie) e ensinou a língua polaca às filhas.

Em poucas palavras pode dizer-se que 
Marie Skłodowska-Curie foi a única cientista até agora premiada com 2 prémios Nobel em duas áreas científicas distintas: Física, em 1903, pelos trabalhos desenvolvidos na descoberta da radiação, aliás é Marie Skłodowska-Curie que adota e introduz o termo "radioactivo" ao Mundo; e, em 1911, pelo contributo no avanço da química, fruto da descoberta dos elementos químicos Rádio (Ra) e Polónio (Po), do isolamento e estudo da natureza de Rádio e pelo estudo dos compostos formados por Rádio. 
Para além dos dois Prémios Nobel, Marie Skłodowska-Curie recebeu outras homenagens, como a Medalha Davy, em 1903, a Medalha Matteucci, em 1904, o Prémio Actoniano, em 1907, a Medalha Elliott Cresson, em 1909 e a Medalha Franklin da Sociedade Filosófica Americana, em 1921.
É igualmente de realçar que Marie Skłodowska-Curie nunca usou o dinheiro destes reconhecimentos para proveito próprio, inclusive recusou receber alguns prémios. Marie não buscava a fama, razão pela qual não patenteou propositadamente o processo de isolamento de Rádio, assim  toda a comunidade científica teria hipótese de realizar as suas pesquisas sem limitações. Para Marie Skłodowska-Curie o mais importante era a ciência.

A obra de Marie Skłodowska-Curie não se limitou apenas ao anteriormente citado, Marie definiu um padrão internacional para emissões radioativas a que chamou de Curie, foi responsável pelo desenvolvimento de unidades de radiografia móvel, durante, a Primeira Guerra Mundial, para fornecer serviços de raio-X a hospitais de campanha; fundou importantes centros de investigação, inspirou muitos cientistas e muitas mulheres, entre outros exemplos.

Como mulher, Marie Skłodowska-Curie foi a primeira mulher a ser premiada com um Prémio Nobel (1903), foi a primeira mulher professora na Universidade de Paris, foi a primeira mulher a ingressar em algumas das Academias Científicas, foi a única mulher a presente nas primeiras 6 Conferências de Solvay, partilhando a presença na 7ª Conferência de Solvay com a sua filha Irène Joliot-Curie e com Lise Meitner, em 1933, foi a primeira mulher a ser homenageada com enterro no Panteão de Paris pelos seus próprios méritos. Marie foi uma pioneira feminista, tendo sido, por isso, eleita em 2009 como a "mulher mais inspiradora da ciência" pela revista New Scientist.
Picture
5ª Conferência de Solvay, em 1927.
Morre em 1934, com 66 anos, vítima de anemia aplástica, resultado da exposição à radiação. Na altura os efeitos da radiação eram desconhecidos.

Os níveis de radioactividade dos seus trabalhos. documentos e livros (incluindo o seu livro de receitas) é de tal forma elevada que foram isolados em caixas de chumbo e o seu manuseamento só pode ser realizado com o devido material de protecção.

Deixo-vos uma dúvida minha.
Sabemos que a radioactividade é utilizada no tratamento de determinados cancros. Se Marie tivesse sobrevivido mais tempo será que poderia ser igualmente a primeira pessoa e mulher a vencer um terceiro Prémio Nobel? O de Fisiologia ou Medicina pelo contributo fornecido no tratamento do cancro?

Sem dúvida que os seus estudos marcaram a Ciência, mudaram concepções Físicas e Químicas, contribuíram grandemente para o avanço do conhecimento. Muito, muito mais se pode escrever sobre esta fabulosa Mulher e magnífica Cientista. ​
Marie Skłodowska-Curie é alguém admirada por muitos de nós, não só pela sua genialidade, mas pela sua dedicação à ciência no início do século XX. ​Obrigada Marie Skłodowska-Curie!

Espero que este meu pequeno texto vos deixe curiosos e vos leve a descobrir um pouco mais sobre Marie Skłodowska-Curie e a apaixonarem-se pela Cientista, Mulher e Ser Humano que foi.
0 Comments

Cientista da semana

29/1/2022

0 Comments

 
Picture
Acredito que o Ser Humano tem uma enorme capacidade de absorver informação e mais ainda se esta for adquirida de uma forma descontraída e divertida.

Foi com esta ideia em mente que, recentemente, resolvi criar uma nova rubrica neste meu espaço: o Cientista da Semana. Aqui vamos de certeza aprender algo novo e interessante sobre as personalidades que mais marcaram a História da Terra!
A ideia é semanalmente, ao sábado, publicar, num pequeno texto, factos e curiosidades sobre uma ou um Cientista que marcou a História da Astronomia, Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química.
Lembram-se do Jogo “Quem é Quem?”, onde o objectivo é adivinhar a personagem mistério que o adversário esconde? Para aguçar a curiosidade sobre o Cientista da Semana resolvi adaptar este famoso jogo. Em vez de tentarmos adivinhar quem é a personagem de óculos, cabelo ruivo e com chapéu, iremos tentar adivinhar quem é a/o Cientista da Semana com base em factos da sua vida. Este jogo será publicado em forma de jogo como um pequeno Questionário no Instagram, à sexta-feira.

Vamos tentar adivinhar quem será a ou o Cientista da Semana e aprender um pouco mais sobre ela ou ele?
Se houver algum Cientista que gostem/admirem/sentem curiosidade em saber mais, podem deixar o nome nos comentários :)
0 Comments

Palavra do Ano - 2021 - Vacina

6/1/2022

0 Comments

 
Picture
No passado dia 4 foi divulgada a Palavra do Ano 2021 - "vacina" - que sucede à Palavra do Ano - "saudade", eleita em 2020.
A cerimónia de divulgação decorreu na presença do Diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de S. João, no Porto, o Dr. António Sarmento, que a 27 de Dezembro de 2020 se tornou no primeiro cidadão a ser vacinado em Portugal contra a Covid-19.

Nesta edição da Palavra do Ano foram contabilizadas cerca de 35 mil votos, dos quais 45,4% elegeram a palavra "vacina", 30,5% "resiliência" e 9,2% "teletrabalho".

As 10 palavras finalistas de 2021 eram:
  • Apagão 
  • Bazuca
  • Criptomoeda
  • Mobilidade
  • Moratória
  • Orçamento
  • Podcast
  • Resiliência
  • Teletrabalho
  • Vacina

Nas edições dos anos anteriores as Palavras eleitas foram:
  • 2020 - saudade
  • 2019 - violência doméstica
  • 2018 - enfermeiro
  • 2017 - incêndios
  • 2016 - geringonça
  • 2015 - refugiado
  • 2014 - corrupção
  • 2013 - bombeiro
  • 2012 - entroikado
  • 2011 - austeridade
  • 2010 - vuvuzela
  • 2009 - esmiuçar

Se não chegaram a votar nesta edição, estejam atentos ao site (www.palavradoano.pt) durante o mês de Dezembro.
Contudo, como tem sido hábito, nessa altura, divulgo aqui a iniciativa da Porto Editora para que o voto não fique esquecido!

Bom ano a todos!

0 Comments

Dia Mundial do Cinema

5/11/2021

0 Comments

 
Picture
Hoje, dia 5 de Novembro, é comemorado o Dia Mundial do Cinema.

Foi a 28 de Dezembro de 1895, na cave do Grand Café em Paris, que nasceu a 7ª Arte: o Cinema. Neste remoto dia, um conjunto de 30 pessoas afortunadas tiveram o prazer de assistir, pela primeira vez, à exibição criada pelos irmãos Lumière. Tratou-se de uma série de 10 curtas-metragens que retratavam o quotidiano da época, com a duração de 40 a 50 segundos, é de notar que os rolos da época tinham apenas 15 metros de comprimento (actualmente, para um filme com cerca de 120 minutos, os rolos chegam a ter mais de 3200 metros!). 
Poucos anos mais tarde, em 1902, Georges Mèliés, baseado na obra de Júlio Verne criou o filme Viagem à Lua. Nascem, assim, apenas 7 anos mais tarde, os “efeitos especiais”.
No início do século XX, surgem duas das mais famosas categorias de Cinema, o Cinema Documental e o Cinema de Ficção, graças aos irmãos Lumière e Mèliés.

Diariamente, o Cinema cresce como forma de contar histórias, propor sonhos, difundir a cultura e propagar o conhecimento.
O desenvolvimento de equipamentos e a evolução tecnológica permitem que esta forma de Arte se aproxime cada vez mais do público e cada vez com mais realismo.
Conseguiria viver sem Cinema?! Talvez não...

Para comemorar a data, alguns espaços culturais incentivam a valorização do Cinema com exibição gratuita de filmes, realização de concursos e até exposições relacionadas com a História desta Arte.

Muitos são os filmes e as séries que remetem para a Ciência.
Deixo-vos, portanto, uma sugestão de filme para este serão: A Beautiful Mind (Uma Mente Brilhante em português) de 2001 — arrecadou 4 Óscares de 8 Nomeações!

Se ainda não viram, espero que gostem e espero também que me deixem sugestões :)
Bom filme!
0 Comments
<<Previous

    A Explicadora Claudia

    Para mim, poucos acontecimentos superam o prazer de ver a expressão facial de alguém quando finalmente entende o sentido das coisas!
    ​Por isso, adoro o que faço!
    E adoro ver os meus alunos serem Selectividad nos trabalhos, testes, exames sujeitos a avaliação :)

    Categorias

    All
    10º Ano
    11º Ano
    12º Ano
    5º Ano
    6º Ano
    7º Ano
    8º Ano
    9º Ano
    Acesso à Eslováquia
    Acesso A Espanha
    Acesso A Espanha: Prueba De Competencia Especifica (PCE)
    Acesso Ao Ensino Superior
    Acesso Ao Reino Unido
    Acesso à República Checa
    Acesso Ensino Superior
    Ciências Naturais
    Cientista Da Semana
    Datas Importantes
    Dia Temático
    Dicas & Sugestões De Estudo
    Disciplina: Biologia
    Disciplina: Biologia E Geologia
    Disciplina: Ciências Naturais
    Disciplina: Física
    Disciplina: Física E Química A
    Disciplina: Físico Química 3º Ciclo
    Disciplina: Físico-Química 3º Ciclo
    Disciplina: Físico-Química 3º Ciclo
    Disciplina: Geografia
    Disciplina: Geologia
    Disciplina: Inglês
    Disciplina: Matemática
    Disciplina: Química
    Ensino Superior
    Estudar Medicina
    Exame Nacional
    Hoje é Dia De...
    Matemática
    Material De Apoio: Fichas De Trabalho
    Material De Apoio: Manuais
    Material De Apoio: Resumos & Sínteses
    Material De Apoio: Resumos & Sínteses
    Material De Apoio: Testes Diagnóstico
    Média Nacional
    Notas De Corte
    Notícias@Ciência
    Notícias@Ensino
    Notícias@Site
    Opiniões & Votações
    Organização Do Estudo
    Selectividad
    Ser Selectividad
    Teste Diagnóstico

© COPYRIGHT 2022. ALL RIGHTS RESERVED.
​v6
 Tel  931 980 082 | [email protected]
Photo from Raul Val
  • Início
  • Explicações
  • Estudar no Estrangeiro
    • Estudar no Estrangeiro
    • Estudar na Eslováquia
    • Estudar em Espanha
    • Estudar na Hungria
    • Estudar em Inglaterra
    • Estudar em Itália
    • Estudar na República Checa
  • Um pouco sobre mim...
    • Um pouco sobre mim...
    • Selectividad no Facebook
    • Selectividad no Instagram
  • Opiniões
  • Contacte-me
  • Notícias, numa espécie de Blog
  • #SerSelectividad
    • Envio de Materiais