Por este ser um processo, por vezes, confuso, resolvi explicar passo a passo o que é necessário fazer, assim sendo, nas próximas linhas encontrarão uma explicação para cada etapa.
Primeiro: o registo na UNED.
A inscrição para as "Pruebas de Competencias Específicas" (PCE) tem de ser realizada no site da UNED neste link, mas antes é preciso que o registo seja realizado.
Nesta página existem duas opções de acesso: registo de um novo utilizador (opção da direita na imagem abaixo) e acesso de um utilizador já registado (opção da esquerda) - esta será a opção que terão de fazer sempre que quiserem fazer alguma alteração no processo de candidatura ou verificar o estado de candidatura.
Após a confirmação de que os dados introduzidos estão correctos, da criação de um novo utilizador e reconfirmação de que os dados introduzidos estão correctos, é chegada a altura de seleccionar as opções que nos permitam inscrever nas "Pruebas de Competencias Específicas" (PCE).
A primeira secção com que se deparam é a secção "Estado".
Na secção "Estado" terão de escolher o "idioma" para o preenchimento dos passos e a "Forma de Tramitación", que neste caso será "Tramitación individual".
Na próxima secção selecciona-se o país de origem, neste caso, Portugal, e o tipo de estudos realizados, ou seja, a opção "Estudios secundarios del Anexo I del regulamento". O regulamento e o Anexo I estão disponíveis para consulta e download no final desta publicação.
De seguida, é necessário optar pelas ofertas que melhor se ajustam aos objectivos do aluno, seja o curso que pretendem ingressar em Espanha, sejam as Universidades em Espanha onde a candidatura será posteriormente realizada. A candidatura só é realizada após a realização das "Pruebas de Competencias Específicas" (PCE) e obtenção da respectiva classificação.
Neste próximo campo, deve ser seleccionada a opção "Calificación para Admisión Universidad española".
Na secção "Modalidad Bachillerato realizada" selecciona-se o ramo do ensino secundário realizado.
Agora, escolhem-se as "Pruebas de Competencias Específicas" (PCE) que se pretendem realizar.
No caso dos alunos que querem candidatar-se a Medicina, ou outra área de saúde, têm de escolher Química e Biologia.
Esta etapa "Reconocimiento de asignaturas" só é válida para os alunos que concluíram o 12º ano a partir do ano lectivo 2016/2017 e só é válida em determinadas cirscunstâncias que devem ser estudadas para verificar a sua pertinência e se a selecção é de facto benéfica.
O penúltimo campo de "Acreditación de idiomas" é opcional e apenas os alunos que necessitam da acreditação para a candidatura a determinada Universidade Espanhola o devem fazer.
Os requisitos de candidatura devem ser consultados nos websites de cada Universidade Espanhola.
O último passo "Universidad preferente de destino", também opcional, não é uma candidatura às Universidades Espanholas, é apenas um campo meramente estatístico para a UNED.
Após estes passos surge uma tabela resumo com as opções eligidas e os custos envolidos. As indicações de como efectuar o pagamento encontram-se bem descritas.
Existe um prazo alargado para o envio da documentação, contudo aconselho que as traduções e autenticações sejam realizados o mais atempadamente possível.
Se tiverem dúvidas, podem expô-las na secção de comentário, quer aqui no website, quer na página do Facebook.
Espero que vos seja útil!
Boa sorte :)
Regulamento UNED ASISS |
Anexo I |