No passado dia 4, realizaram-se, em Lisboa, os exames de Química e de Biologia de Acesso a Medicina à “Pavol Jozef Šafárik University”, em Košice, na Eslováquia e quero parabentear triplamente esses meus dois alunos (os únicos este ano lectivo 2018-2019) que preparei para estes exames de Acesso a Medicina à “Pavol Jozef Šafárik University”.
Quero dar os parabéns, primeiro porque ambos obtiveram aprovação nos exames, com a melhor nota e a terceira melhor nota, segundo porque, desta forma, garantiram a entrada no curso de sonho e terceiro porque fazem parte da pequena percentagem (cerca de 15%) de alunos que obtiveram aprovação nestes exames e mantém a minha percentagem de alunos que ser propõem realizar este tipo de exames e obtêm o Acesso a Medicina – 100% – obrigada também por isso!
Estes exames de Acesso a Medicina avaliam conteúdos diferentes dos abordados no ensino secundário em Portugal, são compostos por 100 escolhas múltiplas cada, não têm pré-definido o número de opções a assinalar (o que significada que numa pergunta pode apenas existir 1 opção correcta mas na seguinte pergunta poderão estar todas correctas), não pode ser utilizada calculadora para a realização dos complexos cálculos de Química, o tempo total para a realização dos dois exames, em simultâneo e sem intervalo, é de 2,5 horas e a nota mínima para aprovação é de 75%. Estas condições, por si só, demonstram que não se trata de um exame simples e fácil, de um exame que pode ser realizado de ânimo leve, de forma descontraída. Prova disso mesmo é o número de alunos que efectivamente obtêm aprovação e que conseguem realizar o Acesso a Medicina.
Neste ano lectivo 2018-2019, realizam os exames de Química e de Biologia 18 alunos, sendo que apenas 3 alunos obtiveram nota suficiente para serem aprovados. De entre estes 3 alunos encontram-se os únicos 2 alunos que preparei para estes exames de Acesso a Medicina e os que me deixam orgulhosa pelo resultado obtive frente a exames tão exigentes!
Estes dados foram disponibilizados por uma fonte fidedigna que tem acesso ao número de alunos que realizaram os exames de Acesso a Medicina, a quem também deixo o meu agradecimento pela partilha da informação.
A estes meus dois alunos deixo uma mensagem mais:
São momentos de sucesso como este que me deixam em êxtase, que demonstra o quão positivo foi o nosso trabalho em conjunto, trabalho esse desenvolvido ao longo de imensas (e algumas duras) semanas, mas que compensou (como sempre), vocês foram (e serão!) Selectividad! Boa sorte a ambos nesta nova etapa das vossas vidas! <3
À restante comunidade:
Não desistam dos vossos sonhos. O esforço acaba sempre por compensar.
Bem hajam :)