A reposição da liberdade no dia 25 de Abril não pertence apenas aos Portugueses. Em 1945, em Itália, também se deu a revolução contra o regime fascista de Mussolini e contra a ocupação nazi.
Contudo, o dia 25 de Abril também marca a comunidade científica.
Em 1953, Watson e Crick publicam na revista Nature uma série de resultados compatíveis com a descoberta do Modelo do DNA (ácido desoxirribonucleico). O DNA (ou ADN em português) é a molécula que reúne toda a informação de determinado ser vivo, é nela que está codificada a informação sobre a nossa hereditariedade, das nossas características, sobre o funcionamento do nosso metabolismo. A molécula de DNA é a identidade de cada ser!
Todavia, apesar de Watson e Crick terem ficado conhecidos pela descoberta do Modelo do DNA, os estudos anteriores levados a cabo por Chargaff, que quantificou a quantidade de bases azotadas no DNA de diversas espécies, por Maurice Wilkins e Rosalind Franklin, que recorrendo à difracção de Raios X conseguem concluir que o DNA teria uma estrutura helicoidal, não podem ser esquecidos!
Watson e Crick concluem, portanto, que a molécula de DNA seria composta por duas cadeias polinucleotídicas, dispostas em hélice, com crescimento anti-paralelo e com rotação no sentido igual aos dos ponteiros do relógio. Esta descoberta permitiu fechar algumas portas, dando resposta a algumas questões levantadas, mas permitiu igualmente abrir outras tantas!
Esta descoberta deu a Watson e Crick o Prémio Nobel de Medicina e Fisiologia, em 1962, tornando-os dois dos cientistas mais importantes da actualidade.
A imagem que a seguir vos apresento, elaborada pela ComPound Interest, apresenta-vos a estrutura do DNA.
Cliquem na imagem para ampliar!
E espero que passem a recordar também este dia como o dia do Modelo do DNA :)