Tenho a plena consciência de que com este critério (múltiplo de 50) muitos ficarão de fora e tenho também a consciência de que, por motivos de força maior, já houve nomes que cumpriam o critério e dos quais não falei. Talvez um dia escreva um "Hoje é dia de" dedicado aos cientistas que cumpriam este meu critério e que não consegui homenagear.
Até lá, espero que gostem, tanto quanto eu, de ler sobre estas Grandes Mulheres e estes Grandes Homens da História da Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química.
Infelizmente, não existem nomes que cumpram o critério para assinalar o dia de hoje, dia 29 de Fevereiro.
Porquê o interesse no dia de hoje em específico? Porque é um dia que apenas ocorre nos anos bissextos, ou seja, de 4 em 4 anos (ou seja, nos anos em que a terminação do ano seja divisível por 4, excepto nos anos de mudança de século).
Todavia, trago-vos alguns acontecimentos do dia de hoje:
- em 1968 a Dr.ª Jocelyn Bell Burnell descobriu a primeira estrela pulsar, estrelas pulsares são estrelas de neutões;
- em 1940 Hattie McDaniel tornou-se a primeira pessoa afro-americana a ganhar um Óscar:
- o jornal francês "La Bougie du Sapeur" só pode ser adquirido nos dias 29 de Fevereiro, por isso, se quiserem um exemplar corram para as bancas;
- no século V surgiu a lenda do "Privilégio das Senhoras" que tem versões diferentes pelos Irlandeses e Escoceses mas que significa o mesmo: permitir às mulheres pedir os homens em casamento.
O próximo "Hoje é dia de" será no dia 11 de Março com Nicolaas Bloembergen, fiquem atentos!
E tenham um 29 de Fevereiro memorável!