Até ao próximo dia 3 de Abril (o prazo foi alargado recentemente) e, ao contrário do que tem acontecido nos anos anteriores, a inscrição deverá ser entregue em formato digital. Para isso, basta descarregarem o ficheiro em anexo, preenchê-lo e envia-lo para o endereço de e-mail fornecido pela escola ou diretor de turma (confirmem junto do diretor de turma ou no website da escola qual foi o procedimento adoptado). Quem preferir pode realizar o preenchimento manuscrito, digitalizar e enviar. Após o envio, deverão receber um e-mail de confirmação de recepção da inscrição, por isso, estejam atentos ao e-mail (o e-mail a fornecer tem de ser do encarregado de educação quando o aluno é menor de idade).
Contudo, o documento enviado deverá ser guardado para que possa ser entregue na secretaria da escola quando estas reabrirem. Nessa altura serão também pagos os valores respeitantes à inscrição nos Exames Nacionais.
Para a inscrição nos exames será necessário apresentar a seguinte documentação:
- Cartão de cidadão (verifiquem a data de validade).
- Boletim de inscrição, Modelo n.º 0055 (1ª fase) para o Ensino Básico e Modelo n.º 0133 (1.ª fase) para o Ensino Secundário, correctamente preenchido com caneta azul ou preta, em maiúsculas, sem abreviaturas e sem rasuras.
- Recibo do pedido da senha de candidatura ao ensino superior, caso pretenderem candidatarem-se ao ensino superior público em 2020 - esta senha tem de ser validada na escola onde se inscrevem para os exames.
- Boletim individual de saúde (vulgo boletim de vacinas), caso o aluno seja autoproposto numa escola que não tenha o processo.
- Documento comprovativo das habilitações académicas adquiridas anteriormente, caso o aluno seja autoproposto numa escola que não tenha o processo.
Na próxima publicação irei mostrar diversos exemplos de preenchimento do boletim.
Se tiverem dúvidas avisem que vos ajudo no que souber :)
Boletim de Inscrição - 0055 |
Boletim de Inscrição - 0133 |
Guia Geral de Exames 2020 |