Realço apenas 5 pontos a favor de se estudar em Espanha e chamo à atenção para o facto de estes motivos serem válidos para outros cursos que não apenas Medicina ou Medicina Dentária em Espanha:
- pela excelente qualidade de ensino reconhecida internacionalmente,
- pela oportunidade de alargar horizontes e passar por um processo de maturação pessoal,
- pela proximidade a Portugal e à língua portuguesa,
- pelo baixo custo associado ao quotidiano (para padrões europeus),
- pelo ensejo de seguir um sonho como o de aceder a um curso de medicina ou medicina dentária, que muitas vezes em Portugal não é possível.
Na realidade, a realização de exames de Acesso às Universidades de Espanha abre uma grande janela aos alunos que sonham em seguir um curso no Ensino Superior para o qual não têm média interna em Portugal. Esta situação acontece com frequência nos alunos que pretendem estudar Medicina, Medicina Dentária ou Medicina Veterinária, sendo também estes alunos os que mais alternativas procuram e, por isso, que mais acabam por aceder ao Ensino Superior em Espanha, mas estudar em Espanha está acessível para todos!
O facto de aceder a Medicina (quando digo Medicina, refiro-me igualmente a Medicina Dentária, Medicina Veterinária ou outra vertente da área da saúde) em Espanha requerer uma média inferior à média nacional não significa dizer que a qualidade de ensino seja inferior e, por esse motivo é que as médias de entrada sejam menores. Nada disso, muito pelo contrário! A qualidade de ensino em Espanha não se questiona, aliás é um dos pontos fortes para se estudar em Espanha, e acrescento ainda que com facilidade se encontram artigos a elogiar essa mesma qualidade de ensino.
A média de entrada em determinados cursos em Espanha, como o caso de Medicina, é inferior porque há muitas vagas disponíveis em relação à quantidade de alunos que se candidata. A média, neste caso, é esse reflexo.
Todavia, não se deixem enganar pelos números.
A realização dos exames de Acesso às Universidades de Espanha (a temida Selectividad e actuais Pruebas de Competencias Específicas (PCE)) é mais exigente que a nossa e aborda temáticas que em Portugal apenas são leccionadas no Ensino Superior. Contudo, os alunos veêm, de ano para ano, as médias (ou em espanhol “notas de corte”) para Medicina e Medicina Dentária a aumentar. Por este motivo é que é cada vez mais importante estar bem preparado para estas Pruebas de Competencias Específicas (PCE), de certa forma seguir o lema deste site: Ser Selectividad (veja o significado do trocadilho do nome aqui)!
Se querem Ser Selectividad e atingir a excelência, ingressar num curso no Ensino Superior em Espanha, é neste campo que podem contar com a minha ajuda!
Tenho orgulho em afirmar que todos os alunos, sem excepção, que preparei para as Pruebas de Competencias Específicas (PCE) e que cumpriam os requisitos mínimos de admissão (mais informações aqui) entraram numa Universidade de Espanha, a grande maioria entrou em Medicina, o curso que queria.
A todos vocês, queridos ex-alunos, não consigo expressar o quão grata estou por 100% de vocês que se candidataram a uma Universidade Espanhola terem entrado, ou seja, 100% de alunos a Serem Selectividad!