
Como tem sido hábito, a área da Fisiologia ou Medicina abrem as honras!
Yoshinori Ohsumi, natural de Fukuoka, Japão e a quem a vida no Pós-Segunda Guerra Mundial lhe trouxe uma infância complicada, viu esta segunda-feira, dia 3 de Outubro, o trabalho que desenvolveu ao longo de toda a sua vida reconhecido.
Yoshinori Ohsumi é um biólogo celular que se dedicou ao estudo da autofagia (também denominada autofagocitose). A autofagia que etimologicamente provém do grego autos, que significa próprio, e phagein, que significa comer, ou seja, "autocomer", não é mais do que o processo pela qual a célula recicla e/ou degrada compostos da própria célula. Parece um processo simples, não parece? Mas na realidade é um pouco complexo, tão complexo que desde a descoberta da autofagia na década de 60 até aos avanços que conduziram Yoshinori Ohsumi a vencer este Prémio Nobel passaram cerca de 50 anos, meio século!
Yoshinori Ohsumi não foi o único cientista a ser reconhecido pelo Instituto Karolinska (responsável pela atribuição dos Prémios Nobel) nesta área. Desde a descoberta da autofagia na década de 60 e ao longo destes anos alguns dos passos dados também resultaram na atribuição de Prémios Nobel:
- Christian de Duve - Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina - 1974 - descoberta da existência de lisossomas.
- Aaron Ciechanover, Avram Hershko e Irwin Rose - Prémio Nobel da Química - 2004 - descoberta da degradação de proteínas por mediação da ubiquitina.
Estas descobertas permitem perceber como é que a célula se adapta a situações de fome, como é que a célula responde às infecções, que mutações podem ocorrer e que afectem o processo de autofagia. A autofagia está associada a doenças neurodegererativas, como o Parkinson, diabetes tipo 2, alguns tipos de cancro. e outras doenças relacionadas com o envelhecimento celular.
A imagem que a seguir vos apresento, elaborada pela ComPound Interest, dá a conhecer este Prémio Nobel de uma forma simples!
Os documentos que se seguem são os artigos científicos identificados na imagem acima como dos mais relevantes de Yoshinori Ohsumi (e os que foram responsáveis pela atribuição do Prémio Nobel). Vale a pena a leitura, principalmente pelos alunos de ensino secundário do Curso de Ciências e Tecnologias e de Ensino Superior da Área das Ciências Exactas e Experimentais!
Yoshinori Ohsumi, I give you my pen!

Autofagia_em_leveduras_1992.pdf |

Identificacao_gene_15APG_1993.pdf |

conjugacao_proteica_1998.pdf |