Desde Janeiro que explicava aos meus alunos o que era o vírus SARS-COVID-19 e o que iria ser uma pandemia. Por isso, quando tudo se iniciou para a maioria em Março, para nós era um momento aguardado, o SARS-COVID-19 não nos era um vírus estranho, fiz sempre questão que todos os meus alunos soubessem o que era (não fosse esta uma das minhas áreas de formação). Aliás, no caso dos alunos a realizar a preparação das Pruebas de Competencia Específica (PCE) - as provas de Acesso a Espanha, a Selectividad - este tema chegou a ser abordado com a devida profundidade para os preparar devidamente para a Prueba de Competencia Específica de Biologia, sob a temática da Microbiologia.
Mas foi só a 2 de Fevereiro que os panfletos e cartazes informativos disponibilizados pela Organização Mundial de Saúde foram afixados em diversos locais do meus espaço e todo o processo de desinfecção instalado (sim, antes da chegada oficial do vírus a Portugal, antes da nossa DGS emitir planos processuais, por estes lados, já se faziam desinfecções de hora a hora, entre outros procedimentos) para minha segurança e segurança dos meus alunos. Por isso, a chegada oficial do vírus a Portugal não provocou pânico, não foi novidade.
No dia 10 de Março de 2020 transitei os meus alunos das aulas presenciais para aulas via online, no chamado, Ensino à Distância - uma semana antes do Governo ter encerrado as escolas.
A transição foi muito simples e foi até gratificante ver muitos dos meus alunos indagar sobre a possibilidade de se transitar para explicações via online, foi sinal de que estavam informados.
Esta modalidade de Ensino à Distância, de aulas online, é uma prática que não me era estranha. As aulas via online são-me até bastante familiares pois todos os anos, desde 2011, tenho alunos nesta modalidade de aulas. Apesar do processo de transição ter sido simples e natural, apesar de ter todos os mecanismos pessoais e tecnológicos para que os alunos não sofressem com essa transição a verdade é que a rotina se alterou, alterou bastante. Contudo, o sucesso desta modalidade de Ensino à Distância nunca esteve em risco.
Para que esta publicação não fique demasiado longa e vos faça desistir da sua leitura na íntegra, publicarei amanhã a continuação deste artigo.
Até lá, continuem a proteger-se e a proteger quem nos rodeia, seguindo as indicações da DGS!
Até já :)