Saber que a qualidade das minhas aulas se manteve compensa o cansaço extra que as aulas nesta modalidade via online, de Ensino à Distância, trouxeram.
Apesar deste sucesso e por este sucesso, já me encontro a trabalhar em prol dos meus futuros alunos, daqueles que ainda não conheço mas que irão iniciar aulas em Setembro (se tudo correr bem!) em modalidade presencial, nas escolas. É essencialmente por eles que os dedos todos que temos não são suficientes para contabilizar a quantidade de Webinars que tenho assistido e porquê? para quê? Porque quero que os meus alunos continuem a Ser Selectividad (conheça o trocadilho do nome aqui), perceber a conjectura mundial nestes tempos conturbados no Ensino à Distância, quero continuar a estar preparada, quero estar na vanguarda do futuro, saber o que esperar do próximo ano letivo, perceber como esta geração poderá ser afectada e servir, se possível, de barreira de impacto a alguns desses danos.
Mas claro é algumas coisas modificaram-se neste Ensino à Distância, tanto nas explicações de Biologia e Geologia, como nas explicações de Física e Química A, nas explicações de Matemática e nas aulas de preparação para as Provas de Acesso a Espanha, para as Pruebas de Competecia Específica (PCE).
Uma delas é a de não conseguir ver em tempo real o que os meus alunos estão a escrever na folha de papel, mas quando me deixam fichas de trabalho de Biologia e Geologia, fichas de trabalho de Física e Química A, fichas de trabalho de Matemática, ou exercícios resolvidos sobre as aulas de preparação para as Provas de Acesso a Espanha, também as corrijo "offline". Portanto, esta pequena alteração é de fácil resolução e algo que até já ocorria.
Se seguem o meu Instagram já saberão por esta altura que no Natal passado fui presenteada com um Microscópio de última geração!
Com a modalidade de explicações via online não me é possível utilizar o microscópio nas aulas de Biologia e Geologia nem nas aulas de preparação para a Prueba de Competencia Específica de Biología, uma das Provas que é necessário realizar se o aluno pretender seguir uma área de saúde em Espanha, seja Medicina, seja até mesmo Medicina Veterinária (coincidência ou não, as câmaras fotográficas específicas para conectar à terceira ocular do microscópio esgotaram a meados de Março! é caso para se dizer: não deixe para amanhã o que pode comprar hoje!).
Os planos para o Microscópio ficam adiados até ao próximo ano letivo 2020-2021, até lá, continuarei a utilizar as imagens dos manuais e as que se obtêm por pesquisa na web, no fundo a fazer como a grande maioria dos professores e explicadores, se não todos! Quantas pessoas têm microscópios como o da imagem abaixo em contexto particular ou em casa?!
A colecção de rochas, os modelos geológicos de falhas e dobras, de movimentos de placas tectónicas das explicações de Biologia e Geologia estão à espera das mãos curiosas dos meus alunos.
Os ímans, os planos inclinados, as bolas saltitonas, os pêndulos, os indicadores de pH e de oxidação-redução, entre outros, utilizados nas explicações de Física e Química A e na preparação da Prueba de Competencia Específica de Química (outra das Provas de Acesso a Espanha que é necessária para o acesso a cursos como Medicina neste país), estão postos de parte.
A colecção de sólidos geométricos utilizados nas explicações de Matemática está arrumada no móvel.
Os posters sobre o sistema solar, organização biológica da Biosfera, tabela periódica, de genética, de Microbiologia, entre outros, esperam pacientemente que algum aluno curioso os mire e admire!
E o resto do material que vamos improvisando durante as aulas e explicações aguarda ansiosamente por um momento de glória durante as minhas explicações, quer sejam explicações de Biologia e Geologia, quer sejam de Física e Química A, Matemática ou aulas de preparação dos exames necessários para aceder ao Ensino Superior em Espanha - as Pruebas de Competencia Específica, a antiga Selectividad.
Em frente à câmara não é igual, verdade, mas não quer dizer que não resulte!
Antes de se rejeitar o Ensino à Distância como uma modalidade de ensino válida devemos questionar-nos. Quantos professores e explicadores estavam preparados com todos os apetrechos tecnológicos, didáticos e emocionais? Quantos tinham experiência nesta modalidade antes destes tempos conturbados? Quantos se dedicam e colocam os alunos acima de tudo?
Eu sei que a maioria não partilha da minha experiência do Ensino à Distância, do ensino via online, mas sei que muitos aprenderam e também sei que os bons exemplos são muitas vezes esquecidos.
Será assim tão inviável termos de voltar, no próximo ano letivo 2020-2021, a esta modalidade?
Para refletir!
PS: Se não teve oportunidade de ler o texto que antecede este poderá fazê-lo clicando aqui